top of page
Buscar
  • Foto do escritorKissyla Mascaranhas

Por que ler livros sobre design e UX?

Reflexões e aprendizados sobre o consumo de conteúdos voltados para profissionais da área criativa.


Livros de Design e UX

Introdução

Imagino que se você chegou aqui provavelmente tem o hábito de ler artigos sobre o universo de Design, experiência do usuário e afins ou está com dúvidas se comprar ou não um determinado livro. Bem, se a sua resposta é sim, me identifico e lhe parabenizo por essa iniciativa.


Ponto de partida


Mão escolhendo Livros

A minha reflexão a respeito, partiu da minha recente leitura do livro: “Mapeamento de Experiências – Um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas” da editora Alta Books, do autor Jim Kalbach. Que por sinal é um livro fantástico pela sua objetividade e praticidade em apresentar conceitos e ferramentas que pela proximidade de uso podem gerar dúvidas em sua aplicação.


Olhando para o meu comportamento de consumo dos conteúdos sobre design na internet. Seja através de artigos, cursos, canais no youtube, portais e afins. Percebo que sempre que me surge uma dúvida sobre processos ou etapas a seguir em meu dia a dia como uma UX Designer, procuro preferencialmente por vídeos ou blog posts que possam me esclarecer. E em muitos desses casos, acabo por me deparar com postagens e resumos de livros bem conceituados sobre o assunto.

E a pergunta que me fiz foi: por que não buscar na fonte tais informações?

Objeções: Preço e linguagem dos livros sobre Design e UX

Talvez você já esteja pensando, mas livros são caros. E sim, concordo que os livros no Brasil de modo geral são caros. E no caso dos livros de design, fotografia, artes e correlacionados são um pouco mais, já que, normalmente (não todos) se tratam de livros ilustrados, o que exige um tipo específico de papel e forma de impressão para garantir a qualidade final da reprodução das imagens.


Outra objeção está no fato de que muitos desses conteúdos são escritos em outras línguas, o que impactam no quão acessível são esses conhecimentos a grande massa, uma vez que dependem de conhecimento no mínimo intermediário de outras línguas para consumi-los.


Alternativas mais acessíveis


Leitor de e-book

Particularmente gosto de comprar livros físicos em parte por ter o prazer tátil durante a leitura e por já ter a alguns anos invertido em uma biblioteca particular. Porém a compra de livros digitais é uma alternativa muito viável, pois pode reduzir o custo de um livro a metade do preço e você ainda contribui com o meio ambiente diminuindo o gasto de papel. Sem falar que hoje é muito fácil encontrar assinaturas em que por um preço bem acessível é possível dispor de um grande acervo de livros. Nesse formato de serviço de assinatura também é possível encontrar ebooks e audiobooks.


Agora sobre os títulos em outras línguas temos dois caminhos: o primeiro é utilizar recursos que permitem a tradução principalmente no caso de livros digitais, seja através de extensões no navegador, programas ou apps de tradução. O segundo caminho é meio óbvio, porém vale citar que é aprender uma nova língua. E aqui se trata de um conhecimento que irá abrir portas não só para ler livros estrangeiros como também ampliará suas possibilidades profissionais e pessoais. 


Consideração final a grande vantagem


Livros de Design e UX sobre a mesa de trabalho

A grande vantagem que tive em ler um conteúdo de Ux direto da “fonte” foi em ter maior profundidade e compreensão sobre o assunto, porque o meu ponto de partida foi da perspectiva dos grandes mandachuvas da área. Aqueles que ditam e conceituam ferramentas e metodologias da minha área de atuação.

Aqui não quero menosprezar ou diminuir a importância e necessidade de artigos e resumos de livros, uma vez que eu também os consumo. E reconheço que é uma alternativa capaz de educar e tornar acessível o conhecimento no nosso ecossistema de profissionais.


Porém se a sua intenção é se tornar um profissional ainda mais especializado e desenvolver um repertório sólido, é necessário investir em conhecimento. E por mais que os resumos possam sanar em parte essa necessidade eles sempre serão uma releitura e um segundo olhar para um conceito ou metodologia. Ou seja, serão limitados e enviesados por aquele que o produz.


Por isso deixo essa provocação, que também se aplica a mim. Que tal nos desafiar a ler e ouvir o que as grandes mentes de nossa área tem a dizer através de seus livros sobre design e UX, ou qualquer area que possa impactar possitivamente nossa carreira e ou aspiração.


Observação final: se proponha a ler e aprender com grandes referências do mercado, não para ser o dono da razão, mas para ser um designer ou um user experience capaz de propor e projetar soluções que melhorem a vida das pessoas de forma sustentável.


Deseja começar? Lhe recomendo minha lista de leituras.

bottom of page