top of page
Buscar
  • Foto do escritorKissyla Mascaranhas

Lista de materiais básicos para começar no desenho realista

Se você quer começar a fazer desenhos realistas, é importante saber quais são os materiais básicos para desenho realista que você vai precisar. Neste post, vou apresentar uma lista de materiais que considero essenciais para começar no desenho realista sem gastar muito e uma breve explicação sobre como usá-los.


Lista de materiais


Os materiais básicos para o desenho realista são:


Primeiro material de desenho

Lápis grafite: são os mais adequados para iniciantes, pois são fáceis de trabalhar devido a sua resistência e permite criar diferentes tons de cinza. Existem várias graduações de lápis grafite, que variam de H (mais duro e claro) a B (mais macio e escuro).


Dica para escolha do lápis


Para o desenho realista, recomenda-se usar pelo menos três graduações diferentes como: HB, 2B e 6B. O HB é um lápis mais claro, que serve para fazer esboços e traços leves. O 2B é um lápis mais escuro, que serve para fazer sombras e contrastes. O 6B é um lápis muito escuro, que serve para preencher as áreas mais escuras do desenho.


Existem inúmeras marcas de lápis disponíveis no mercado, que podem variar muito de preço recomendo para quem está iniciando a  marca Faber-Castell por ser mais acessível por oferecer um material com bom custo benefício em geral.


Lapís Faber-Castel

Segundo material básico

Papel: que é a superfície em que você vai fazer o seu desenho. Aqui já deixo uma dica importante: procure escolher um papel de boa qualidade, pois a sua qualidade impactará no resultado final do seu trabalho e na durabilidade. Ou seja, se possível considere investir em um bom papel.


Assim como o lápis, existem diferentes tipos de papel que variam em coloração, gramatura, textura, tamanhos e composição(material que o papel é feito). Para desenhos realista o melhor tipo é um papel liso(sem textura) ou com texturas leves. Quanto a coloração preferencialmente branco ou tons bem claros quanto a gramatura índico a partir de 180 g/m².


Sobre o tamanho irá depender do tamanho desenho que você deseja fazer o seu desenho. Importante observar que em desenhos realistas conseguir reproduzir os detalhes é importante pois traz mais riquezas ao desenho, por isso não recomendo papéis menores que uma A5 por exemplo. Uma vez que, é mais difícil adicionar detalhes em um desenho muito pequeno.


Recomendação e dica para o papel

Então a regra que eu deixo para quem está iniciando é utilizar papéis nos tamanhos A5(menor), A4(médio) e A3(maior). Uma marca que indico que também oferecem um bom custo benefício é a marca Canson especificamente para iniciantes indico a linha Canson Bloco Layout que pode ser encontrada em A4 e A3.


Papel Canson A3 e A4

Terceiro material para desenho

Borracha: é o material que vai te ajudar a corrigir os erros e a criar efeitos de luz no seu desenho. Os tipos de borracha mais indicadas para desenho realista são: a borracha limpa-tipos (que é macia e maleável), a borracha plástica branca (que é firme e precisa) e a borracha caneta (que é fina e ideal para detalhes).


A borracha maleável serve para apagar traços pequenos e finos, e também para clarear áreas do desenho. A borracha branca serve para apagar traços grandes e grossos. Já a borracha caneta serve para apagar detalhes precisos e criar pontos de luz.


Recomendação para escolha da borracha


Recomendo que você tenha mais de um tipo de borracha sendo minimamente uma borracha para apagar grandes áreas e uma para fazer detalhes. Algumas marcas que recomendo são Faber-Castell (borracha branca e ou caneta), Staedtler(borracha branca e ou maleável), Lyra(maleável) e Pentel(caneta).


Borracha Branca e Borracha Caneta

Quarto material para desenho realista

Esfuminho: é o material que vai te ajudar a espalhar o grafite sobre o papel criando efeitos e texturas em seu desenho, através de transições suaves(degradê) o que criará a sensação de profundidade e volume.


O esfuminho tecnicamente falando é um rolinho de papel comprimido que pode ter diferentes espessuras. Outros materiais podem ser usados para esfumar como forma alternativa ou complementar que são o pincel macio, papel higiênico e o algodão.


Dica de uso para o esfuminho

Para usar o esfuminho, basta passá-lo sobre o desenho com movimentos circulares ou lineares, de acordo com a forma que se quer dar ao sombreado. É importante durante o uso do esfuminho limpá-lo para que o excesso de grafite acumulado não “manche” em outras partes do desenho.


Para isso a limpeza pode ser feita com uma borracha branca ou uma lixa, observação existem lixas próprias para desenho porém como essa lista de materiais visa a praticidade recomendo aqui um lixa de unha e inclusive é um “material” que eu utilizo em meus desenhos.

Esfuminho material de Desenho

Quinto e último material da lista

Apontador e ou estilete: é um material/ferramenta complementar ao lápis mais que vale citar, considerando que o seu uso irá impactar no tempo de duração do seu lápis. Bem assim como nos demais existem diferentes tipos apontadores como manuais(com ou sem manivela) e elétricos(a pilha) e estiletes para cortar diferentes tipos de materiais como papel, papelão, couro e etc.


Assim, a primeira consideração que gostaria de fazer é sobre os estiletes que não devem ser usados por crianças, se esse e o seu caso opte por apontadores eles são mais seguros. Caso contrário os benefícios do estilete são permitir  mais controle no momento de apontar o lápis e possibilitar fazer pontas bem finas, o ponto negativo é o fato de demandar tempo já que o um uso é manual.


Sobre o uso do apontador a quem não goste por acreditar que desgasta mais rápido o lápis, porém existem apontadores que fazem diferentes tipos de pontas(mais longas ou mais largas por exemplo) é também apontadores elétricos que podem facilitar esse processo.


Recomandação de apontador

Como recomendação para iniciantes a marca que eu indico é da Faber-Castell de preferência o de metal, porém os de plástico marca também tem boa qualidade.


Apontador de plástico e apontador de metal

Conclusão

Portanto com esses cinco materiais básicos, você já pode começar a fazer seus estudos e desenhos realistas com um resultado satisfatório. Contudo, existem outros materiais também acessíveis que podem complementar o seu trabalho como lapiseira, régua, compasso e outros. Mas entendo que com esses você já conseguiria alcançar bons resultados.


O mais importante é que você pratique, estude os fundamentos do desenho e técnicas de desenho realista.


Enfim, espero que tenha gostado desse conteúdo sobre materiais básicos para desenho realista. Não se esqueça de compartilhar com os seus amigos que também se interessam por dicas de desenho. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Ou acesse tambem essa postagem sobre 3 exercicios para melhorar o traço.

bottom of page